quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Spaten


As cervejas da família Lager devem muito a cervejaria Spaten. A sua fundação data de 1397, algumas décadas após a possível primeira referência ao método de fabricação de uma lager.
A fábrica de cerveja Spaten é a mais antiga de Munique. Com grandes inovações, esta fábrica chegou a ser uma das maiores da Alemanha. Em 1821, foi aí instalada a primeira máquina a vapor na Baviera. Por ordem de Gabriel Sedlmayr, Carl Linde construiu em 1873 a primeira máquina de refrigeração para fazer gelo artificial que funcionava permanentemente.

Até esta data, fabricar cerveja de baixa fermentação só era possível no inverno ou com gelo dos rios que era armazenado em caves ou poços, por isso a produção era muito limitada. Com a industrialização a fábrica Spaten foi também uma das primeiras que começou a exportar os seus produtos e hoje a cerveja Spaten é comercializada em todo mundo.

Produzida segundo a Lei da Pureza, Spaten é uma cerveja tipicamente da Baviera de alta qualidade.
Características:
A Spaten é uma cerveja tipo munchen helles, de cor dourada, cristalina e muito transparente, a Spaten é leve, de aroma fresco e com boa formação de espuma. Traz um sabor maduro, fresco, notas de malte e é ligeiramente herbácea.
Possui teor alcoólico de 5,2% e bem encorpada.
Harmonização:
Por ter um sabor maduro, fresco, notas de malte e ser ligeiramente herbácea, é a cerveja ideal para acompanhar aperitivos, pratos condimentados (amargor mais acentuado intensifica a percepção de pratos apimentados) e peixes fritos. Vegetais, como por exemplo brócolos, também formam uma boa combinação.

Sem comentários:

Enviar um comentário